Vanessa Grazziotin diz que governo maquia discurso para liberar recursos no Congresso

Da Redação | 19/10/2016, 13h11

Em referência à liberação de recursos para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), aprovada em sessão do Congresso de terça-feira (18), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse estranhar os argumentos da base do governo de que o atraso nos repasses estaria levando estudantes de universidades particulares à iminência de abandonar os estudos.

Para a senadora, os argumentos não têm fundamento e o dinheiro do Fies poderia ter sido liberado por medida provisória. Desculpas como essa serviram, segundo ela, exatamente para levar ao afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff.

- Ou seja, isso era uma desculpa, uma de tantas desculpas que eles usam para tentar maquiar o seu discurso perante a opinião pública, perante a sociedade brasileira. Aqui também no dia de ontem foi votado o PLN nº 14, um PLN que abriu um crédito suplementar da ordem de R$ 3 bilhões, cuja utilização é para o pagamento de contribuições e a integralização de cotas a organismos e agências internacionais, a bancos e fundos multilaterais de desenvolvimento.

Na opinião de Vanessa Grazziotin, o que chama a atenção nesse crédito é o argumento do governo Michel Temer de que ele será coberto por superávit financeiro de 2015, quando a informação que a sociedade tem é de que houve um déficit. Ela disse ter trazido essas constatações a Plenário exatamente para mostrar a fragilidade do discurso baseado no qual Dilma Rousseff perdeu seu mandato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)