Jorge Viana lamenta conflito entre facções criminosas no Acre

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/10/2016, 13h54

O senador Jorge Viana (PT-AC) lamentou em Plenário, nesta quarta-feira (19), mais um caso de conflito entre facções criminosas. Desta vez foi em Rio Branco, capital do Acre, onde, na noite de terça-feira (18), um grupo tomou conta do presídio conhecido por Papudinha para matar rivais.

Segundo o senador, as forças de segurança do estado agiram rapidamente e conseguiram, pelo menos temporariamente, minimizar o sentimento de insegurança.

Mesmo assim, ele pediu que o Ministério da Defesa envie tropas para fiscalizar todas as vias de acesso ao Acre para que a tranquilidade volte ao estado.

Jorge Viana alertou também que é preciso fazer algo para devolver à sociedade brasileira, que vive sob o drama do medo, a tranquilidade necessária. Segundo ele, cerca de 40 mil assassinatos são praticados ao ano no país, o que configura uma guerra surda, em que brasileiros matam brasileiros.

— O Congresso precisa fazer a sua parte e votar o novo Código Penal. o Judiciário tem que tomar providências imediatas e o Executivo (também). Temos RS$ 3 bilhões a serem liberados do fundo penitenciário para os estados, e o Ministério da Justiça não libera. Depois se cobra do governador?! É justo cobrar das autoridades, mas o problema da segurança envolve a sociedade inteira, envolve o Judiciário, envolve o Executivo, a União federal, e, é claro, que envolve também os estados.

Voos

O senador Jorge Viana informou, ainda, que no dia 15 de dezembro a companhia aérea Gol vai retomar os voos diurnos diários de Brasília para Rio Branco e vice-versa.

A empresa também retomará, na mesma, data os voos diários entre Rio Branco e Manaus. Jorge Viana lembrou que o transporte aéreo é um serviço de primeira necessidade para os brasileiros que vivem na região Norte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)