Elmano Férrer destaca Dia do Piauí

Da Redação e Da Rádio Senado | 19/10/2016, 18h39

O senador Elmano Férrer (PTB-PI) registrou em Plenário a passagem do Dia do Piauí, na data da emancipação do estado, nesta quarta-feira (19). Ele sublinhou que, acompanhando a independência do Brasil, o Piauí declarou, em 19 de outubro de 1822, sua independência da coroa portuguesa.

— 19 de outubro é um dia cheio de simbolismo para o Piauí.

A independência do Piauí, destacou Elmano Férrer, foi confirmada com a mais sangrenta batalha já ocorrida no estado: a batalha do Jenipapo, em que piauienses, cearenses e maranhenses lutaram contra as tropas portuguesas às margens do rio Jenipapo, na cidade de Campo Maior, em 13 março de 1823.

Elmano Férrer lamentou, no entanto, que até hoje o Piauí não tenha alcançado sua independência econômica, porque, apesar dos avanços dos últimos anos, o estado possui baixos índices de desenvolvimento.

O Piauí tem grande potencial em mineração, energia eólica e solar, turismo e agronegócio, por exemplo, mas não recebe os investimentos necessários e tem infraestrutura deficiente, reclamou o senador.

— Chega de sermos uma eterna promessa de desenvolvimento. Já é hora de transformar o nosso potencial em riqueza efetiva, em qualidade de vida, em oportunidade de trabalho e em bem-estar social. O povo piauiense precisa do apoio decisivo do poder público para superar as barreiras no seu desenvolvimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)