Telmário Mota lamenta mortes em presídio em Boa Vista

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/10/2016, 17h10

O senador Telmário Mota (PDT-RR) lamentou nesta segunda-feira (17) a morte de 25 presos durante rebelião em penitenciária de Boa Vista. Ele afirmou que seu estado tem adotado meios errados de combate ao crime. Telmário recomendou à governadora de Roraima, Suely Campos, a adoção de medidas capazes de alavancar a economia do estado e conter a expansão de facções criminosas.

— Muitos desses jovens estão na prisão porque muito do dinheiro que era para dar-lhe escola, emprego e oportunidade foram surrupiados por políticos corruptos que levaram todo esse dinheiro para os seus familiares, para suas empresas.

O senador elogiou a edição da revista Em Discussão, publicado pelo Senado, que tratou da administração dos presídios, e cobrou uma discussão profunda sobre a realidade carcerária. Telmário Mota sublinhou que o Brasil é o país que leva mais jovens à cadeia, e a taxa de encarceramento da população cresce, enquanto entra em declínio em outros países.

Vaquejadas

Telmário Mota também considerou a proibição das vaquejadas um “grande desserviço à nação”, citando como consequências a redução de postos de trabalho e o enfraquecimento da economia baseada na criação de gado e cavalos. Ele propôs o estabelecimento de novas normas para impedir a crueldade contra animais onde ocorrer. Mas manifestou temor de que uma minoria de “pseudoecologistas” imponha novas proibições.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)