Para José Medeiros, o grande derrotado das eleições é o PT

Da Redação | 07/10/2016, 11h52

O grande derrotado das eleições municipais de 2016 é o Partido dos Trabalhadores. A avaliação é do senador José Medeiros (PSD-MT), feita em discurso no Plenário do Senado nesta sexta-feira (7).  Na opinião do parlamentar, a “cantilena de golpe” que os aliados da ex-presidente Dilma Rousseff "soltaram mundo afora" após o impeachment, e até prejudicou a imagem do Brasil no exterior, voltou-se contra os próprios petistas.

- O brasileiro foi às urnas e com um golpe certeiro, implacável, de samurai com a katana, praticamente extirpou o PT da política brasileira. Resta aos poucos que ficaram fazer uma autocrítica e, quem sabe, se reconstruir – avaliou.

Segundo Medeiros, o PT foi derrotado por sua conduta, suas ações discutíveis e que frustraram seu eleitorado e a maior parte dos cidadãos do país. A população percebeu, na avaliação do senador, o “discurso da mentira” do ex-governo: de acusar o outro pelo que eles próprios faziam, e de colocar ricos contra pobres, sempre criticando as elites, da qual fazem parte.

O senador disse que os petistas, pegos em atos de corrupção – a mesma que prometiam combater – uma vez no poder, fizeram o pior tipo de capitalismo: injetaram dinheiro público nos negócios dos amigos, que vandalizaram a concorrência.

- Eles se refestelaram com os ricos, chamaram para a alcova, durante 13 anos. Esse é o retrato do por que, nessas eleições, o eleitor foi lá e disse chega. É a mais plena demonstração do amadurecimento da nossa democracia – analisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)