Lídice da Mata registra início da campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2016, 16h51

Ao registrar o início da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) informou que o estado da Bahia bateu o recorde mundial no número de mamografias ao longo de só um mês. Segundo ela, em 2015 foram feitos 20 mil exames em 30 dias para detectar possível câncer de mama.

Lídice reforçou a importância do diagnóstico precoce da doença e, por isso, a necessidade de avaliações com exames como a mamografia.

- Esee câncer é curável. Milhares de mulheres que conseguem passar pelo câncer de mama e hoje já têm acesso, inclusive, à cirurgia de recuperação da mama e, portanto, à vida o mais perto de uma vida normal possível - disse a senadora.

Lídice da Mata também lembrou o centenário de nascimento de Ulysses Guimarães, celebrado em 6 de outubro. Salientou o protagonismo do deputado na Assembleia Nacional Constituinte e alertou para a possibilidade de direitos trabalhistas previstos no texto constitucional serem perdidos.

Para ela, é importante manter a atenção para que novas políticas não retirem garantias dos trabalhadores consolidadas pela Constituição de 1998.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)