Fátima Bezerra critica exclusão de escolas técnicas do Enem

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/10/2016, 16h23

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) anunciou em Plenário, nesta quarta (5), que apresentará requerimento à Comissão de Educação, Esporte e Cultura (CE) para ouvir o ministro da Educação, Mendonça Filho, e representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, para que seja esclarecida a exclusão das escolas técnicas federais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ela lembrou que as escolas técnicas, que foram expandidas durante os governos do PT, sempre se destacaram. E o fato de não terem sido avaliadas causou indignação.

— Será que isso tem a ver com a MPV 746/2016 que quer, de cima para baixo, através de um ato impositivo e restritivo reformular o ensino médio? Meu Deus, por que o governo não reconhece a experiência exitosa que é a rede federal de educação profissional e tecnológica?

Fátima Bezerra criticou a reformulação o ensino médio anunciada pelo governo, que a seu ver usou do pior mecanismo para isso, que é a medida provisória, por limitar a discussão no Congresso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)