Vencedores do concurso de redação do projeto Jovem Senador serão conhecidos nesta quarta

Da Redação | 04/10/2016, 16h17

Serão divulgados nesta quarta-feira (5) os nomes dos 27 finalistas do concurso nacional de redação do Projeto Jovem Senador 2016. Os 27 estudantes viajarão a Brasília, no período de 28 de novembro a 3 de dezembro, para atuar como jovens senadores, com direito de propor projetos de lei.

Organizado anualmente pela Secretaria-Geral da Mesa, Secretaria de Comunicação Social e Consultoria Legislativa do Senado, o programa tem por objetivo estimular os estudantes do ensino médio de escolas públicas dos estados e do Distrito Federal a refletirem sobre política, democracia e exercício da cidadania.

Nessa última etapa do programa, uma comissão julgadora analisou 81 redações, três de cada unidade da Federação, escolheu as finalistas e classificou as três primeiras colocadas. Antes, coube às secretarias estaduais de Educação a definição dos três melhores textos de cada unidade da Federação. O tema deste ano foi “Esporte: educação e inclusão”.

Participaram da comissão julgadora servidores do Senado e de instituições parceiras, como Marinha, Exército e Aeronáutica. Entre os critérios de avaliação, estavam a abordagem do tema proposto, objetividade, originalidade e organização dos argumentos.

De acordo com a servidora Maria José Bezerra da Silva, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a maioria das redações destacou o esporte como uma oportunidade de crescimento e de inclusão social.

— Eles falaram muito a respeito dos nossos medalhistas [Olimpíadas 2016] e da questão da pobreza, do fato de esses medalhistas terem saído de classes menos favorecidas. Também disseram que o esporte, apesar de trazer inclusão e ser homogêneo, tem uma presença muito pequena no interior do país — relatou Maria José.

A primeira-tenente da Marinha Ana Carolina Freitas, também integrante da comissão, considerou o nível das redações surpreendente. Segundo ela, os textos trouxeram argumentos fortes, vocabulário rico e fatos históricos.

— Acho esse concurso fantástico porque abre as portas do Poder Legislativo para alunos que talvez não entendam como o Congresso funciona. É uma forma do Senado estar mais próximo do cidadão e dessa juventude ter mais consciência política — ressaltou.

O servidor do Senado Daniel de Souza Pinto disse que algumas redações destacaram o papel do legislador na transformação do esporte em elemento de inclusão.

— Conseguimos ver referências da importância de o legislador criar normas e leis que contribuam para o desenvolvimento do esporte no país, ampliando os benefícios relacionados a ele - disse.

Para o consultor legislativo do Senado André Luiz de Faria Leite, mesmo com alguns erros, as redações têm qualidade.

— Deu vontade até de chamar esses candidatos para mostrar algumas coisas pequenas para melhorar os textos. É falta de prática. De modo geral, [o resultado] é positivo, há redações muito boas. Eles merecem ter chegado a essa etapa.

Na avaliação no primeiro-sargento da Aeronáutica Rogério Braga Bandeira, as redações no geral buscam as mesmas soluções: o esporte como inclusão, como parte da educação. Para ele, o projeto também fomenta a escrita.

— A gente vê a dificuldade das pessoas para escrever, mesmo aquelas que já são formadas. Incentivar essa prática é importante, principalmente no ensino público - afirmou.

Próxima etapa

Em 28 de novembro, os 27 finalistas chegarão a Brasília com passagens, hospedagem e alimentação garantidas para exercerem o mandato de senador por uma semana, participando de reuniões nas comissões e sessões do Plenário. Eles receberão um notebook, medalha e certificado de participação. Os estudantes serão acompanhados pelos professores orientadores das redações.

Os professores participarão de curso presencial sobre a atividade legislativa, organizado e ministrado pelo Instituto Legislativo Brasileiro. Com esse treinamento, pretende-se que os professores sejam os multiplicadores do Projeto Jovem Senador em seus estados.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis em www.senado.leg.br/jovemsenador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)