Lídice da Mata lamenta redução no número de candidatas nas eleições municipais

Da Redação | 29/09/2016, 16h35

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comentou nesta quinta-feira (29) a redução no número de candidaturas femininas nas eleições municipais deste ano, quando comparadas às de 2012. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2016, as mulheres são 31,60% do total de candidatos, mais de um ponto percentual a menos que em 2012, quando houve 32,79% de candidatas.

— Em um cenário onde a participação das mulheres na política está longe de apresentar equilíbrio entre eleitorado feminino e sua representatividade, qualquer redução do número de mulheres na disputa eleitoral, por menor que seja, é lamentável e preocupante — disse a senadora à Agência Senado.

Para ela, as razões da distância entre o número de mulheres e a representatividade são bem conhecidas, secularmente construídas e preservadas pelas forças dominantes. Entre essas razões Lídice citou desigualdade entre os sexos, violência de gênero e sobrecarga de trabalho (dupla jornada).

A senadora lembrou o papel relevante de um sistema eleitoral para acelerar a superação da sub-representatividade feminina na política. Na opinião de Lídice, o sistema atual é ineficiente para promover a ascensão política mais igualitária das mulheres.

- Nos países que aproximaram a paridade entre os sexos, com mais mulheres no Poder Legislativo – por exemplo, o sistema de lista fechada com definição de posição para as mulheres (alternância) tem sido um mecanismo de êxito. Na reforma política aprovada, tal mecanismo foi recusado – lamentou.

Financiamento

Outra questão mencionada pela senadora foi o fim das doações empresariais de campanha sem se definir o financiamento público, o que teria tornado a situação mais complicada para elas em 2016. Para ela, a mudança beneficia quem tem mais poder econômico

— Em uma sociedade conservadora e patriarcal, onde as mulheres sempre encontraram dificuldade de financiamento de suas campanhas, é evidente que diante de um quadro de redução de recursos, as candidaturas masculinas têm muito mais chances.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)