Telmário Mota apresenta projeto isentando veículos elétricos de IPI

Da Redação | 14/09/2016, 16h14

A compra de veículos elétricos nacionais pode, em breve, ficar isenta da cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É o que propõe o Projeto de Lei do Senado (PLS) 340/2016, apresentado pelo senador Telmário Mota (PDT-RR). De acordo com o projeto, serão beneficiados automóveis elétricos ou híbridos – com um motor de combustão interna e outro motor elétrico.

De acordo com o site da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), em 2015 foram emplacados no Brasil 846 veículos híbridos ou elétricos, todos produzidos no Japão ou México. A intenção do senador com o projeto é incentivar a fabricação nacional desse tipo de veículo.

- A diversificação da indústria automobilística é uma oportunidade para o desenvolvimento de novas atividades no território nacional, bem como uma alavanca para gerar novos empregos, o que deve ser estimulado para uma política industrial mais eficiente e moderna – afirmou o parlamentar.

Para o senador, a isenção do IPI promove a redução do preço final do veículo, o que incentiva a sua aquisição em detrimento a de veículos movidos a combustíveis fósseis, poluentes e prejudiciais ao meio ambiente. Telmário reforça ainda que o veículo elétrico é uma opção viável para o meio ambiente, em razão de ter zero emissões, tanto em ruídos como em gases de efeito estufa.

O projeto será analisado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado em decisão terminativa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)