Lídice da Mata comemora cassação de Cunha e critica reformas de Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/09/2016, 19h03

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) comemorou a cassação do deputado Eduardo Cunha, decidida na noite de ontem pela Câmara dos Deputados. Ela considera esse ato importante "para passar o Brasil a limpo e transmitir a mensagem de que não é possível continuar a tolerar atos criminosos".

Lídice entende que as provas contra Cunha são incontestáveis, e que, ao tentar esconder do Congresso seus valores depositados na Suíça, o deputado cometeu crime de lesa-pátria. Ela responsabilizou Eduardo Cunha por desvio de poder na presidência da Câmara, quando teria beneficiado seus aliados políticos e comandado a “ação deletéria” que levou ao impeachment de Dilma Rousseff.

— O que nós precisamos impedir é o surgimento de outros Eduardos Cunha que, eu não tenho dúvida, surgirão se medidas reais de combate a estas práticas corruptas não forem tomadas pelo Congresso Nacional — advertiu.

Lídice da Mata também criticou o novo governo e chamou atenção para os baixos índices de aprovação do presidente Michel Temer, o que atribui "à consciência do povo de que seus direitos estão sob ameaça" e ao fato de que o programa de governo atual não é o que foi escolhido nas urnas em 2014.

Ela definiu a ascensão de Temer ao Palácio do Planalto como fruto de manobra parlamentar e ressaltou que o impeachment não gera união nacional. Lídice acredita ser possível superar a crise política, mas para isso, "é necessário rejeitar as propostas de reformas que se choquem com o interesse da maioria da população".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)