Impeachment: veículos de comunicação do Senado registram recorde de produção e audiência

Da Redação | 02/09/2016, 17h52

Os veículos da Secretaria de Comunicação Social do Senado (Secom) contribuíram de forma intensa para ampliar a transparência do julgamento da então presidente Dilma Rousseff, e registraram índices recordes de produção e audiência entre 25 e 31 de agosto. O canal da TV Senado no YouTube teve mais de 9 milhões de visualizações ao longo dos seis dias da sessão e registrou na quarta-feira (31) mais de 224 mil visualizações simultâneas na transmissão online. A audiência foi 50% superior ao recorde anterior, alcançado segunda-feira (29).

A TV Senado foi o único canal de televisão aberto que transmitiu integralmente os seis dias da sessão, com mais de 60 horas no ar, ao vivo. A página da emissora na internet registrou quase 7 milhões de visualizações no período.

Agência Senado

Agosto de 2016 foi o mês de maior desempenho em número de usuários na história da Agência Senado , que reúne as matérias, áudios e vídeos produzidos pela agência e demais veículos de comunicação da Casa. Entre os dias 1º e 31, houve mais de 3 milhões de acessos. No mesmo mês do ano passado, 1.651.845. Em 2014, foram 857.315 visualizações.

O dia da votação do julgamento, em 31 de agosto, teve 368.755 acessos, o maior registrado no mês.

A página principal, que agrega todas as notícias publicadas diariamente, foi a mais visitada. Em seguida, a das últimas notícias, que lista por ordem cronológica todos os textos, áudios e vídeos publicados. Em terceiro, a do Senado Agora, com notas informativas em tempo real.

De 25 a 31 de agosto, a Agência Senado publicou 192 matérias, 327 áudios, 299 vídeos e 213 notas em tempo real.

As edições do Jornal do Senado publicadas de 26 de agosto a 1º de setembro foram todas especiais e trataram exclusivamente do impeachment. Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, os acessos ao site do jornal praticamente dobraram em relação à média do mês.

Rádio Senado

A Rádio Senado inaugurou, no julgamento da então presidente, a transmissão ao vivo do seu áudio pelo YouTube, com mais de 15 mil acessos durante os seis dias de sessão. Desde o início do julgamento, em 25 de agosto, a RadioAgência publicou no site da emissora 63 matérias, 326 entradas ao vivo (a maioria com entrevistas de senadores e advogados) e 269 áudios do Plenário, com os debates, pronunciamentos, leitura da sentença e cerimônia de posse do presidente Michel Temer. Os áudios produzidos pela Rádio Senado foram equivalentes a 32% do conteúdo publicado pela Agência Senado.

Portal Multimídia

Durante o julgamento, o Portal Multimídia da atividade legislativa do Senado disponibilizou 60 horas e 41 minutos de áudio e vídeo para consulta online, download e compartilhamento em redes sociais. Esse material, organizado por trechos da sessão conforme o orador, deu origem a 1.140 publicações em multimídia, sincronizados com o texto das notas taquigráficas. A quantidade de acessos ao Portal Multimídia aumentou cerca de oito vezes durante os dias da cobertura, chegando a quase 400 usuários simultâneos. No mês de agosto, foram registradas 10 mil visualizações na página, sendo 14% em dispositivos móveis.

Redes sociais

A página do Twitter do Senado Federal teve 788 postagens e dez notas no Moments (que destacam os posts da rede social mais importantes do dia) publicados, com 6,5 milhões de pessoas alcançadas. Cinco mil novos seguidores foram registrados no período. No Facebook, a página do Senado alcançou uma média de 1,6 milhão de pessoas por dia e totalizou 16 publicações ao longo do julgamento. O post de maior alcance foi sobre a condenação de Dilma Rousseff, atingindo 23 mil compartilhamentos, 120 mil reações e 17 mil comentários, com um alcance de 1,8 milhão de pessoas.

Credenciamento

A Secretaria de Comunicação Social do Senado tem credenciados 1.450 profissionais, entre jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e técnicos da imprensa em geral, brasileira e estrangeira, para acompanhar atividade legislativa da Casa. Desses, 350 receberam credenciais temporárias exclusivas para o julgamento. Os números mostram, ainda, que 70 profissionais de 30 empresas jornalísticas estrangeiras (12 TVs, seis agências, sete jornais, uma revista e quatro rádios) participaram da cobertura, vindos de 13 países: Alemanha, Argentina, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Portugal, Qatar, Reino Unido, Turquia e Venezuela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)