Tasso Jereissati critica o PT e defende mudanças no sistema político

Da Redação | 31/08/2016, 01h39

Com críticas ao PT, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) justificou seu voto a favor do impeachment de Dilma Rousseff nesta quarta-feira (31). Além de considerar a existência de crimes de responsabilidade por parte da presidente afastada, o parlamentar ressaltou que não foram ilegalidades circunstanciais, mas reflexo do modo de ser e agir da legenda.

Tasso lembrou ainda que o Partido dos Trabalhadores votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e se recusou a assinar a Constituição de 1988.

— Esses fatos nos fazem perceber que o desrespeito a esses diplomas não são mero incidente. Não foram crimes circunstanciais, mas a exteriorização da maneira de ser do PT. Está no seu âmago: os fins justificam os meios quando está em jogo o interesse do partido. Não por acaso, três tesoureiros e outros líderes estão presos ou respondendo a processos gravíssimos — disse.

Apesar disso, o senador lembrou que o PT é importante para a democracia brasileira e torce por sua reconstrução, com base na ética e no respeito à Constituição.

Tasso Jereissati também aproveitou para defender reformas no sistema político e na legislação eleitoral. Ainda segundo ele, o processo de impeachment é traumático e doloroso, mas pode oferecer lições que servem ao Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)