Otto Alencar se diz convencido da inocência de Dilma Rousseff

Da Redação | 31/08/2016, 00h43

O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou que votará contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff por entender que a defesa foi convincente ao rebater as acusações. Ele pediu aos colegas que se atenham aos autos do processo, onde, em sua opinião, a inocência da presidente ficou demonstrada.

- Respeito a opinião [contrária], mas aprendi que em um julgamento, para ser isento, se observa o que está nos autos. Eu fico com as razões apresentadas pelo advogado da presidente. Ele me convence que não houve crime de responsabilidade.

Otto Alencar criticou parlamentares que integravam a base de apoio do governo Dilma e agora defendem o impeachment. Para o senador, a “perda de popularidade” da presidente afastou os antigos aliados. Ele declarou ter “gratidão e respeito” pela presidente, destacou obras realizadas em seu estado com o apoio do governo federal quando ela ocupava a chefia do Executivo e disse que ela “não precisava pedir [seu] voto”.

O senador lembrou também que já atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e que, nessa condição, julgou contas de diversos prefeitos. Vários deles, segundo Otto Alencar, incorreram em descumprimentos da Lei de Responsabilidade Fiscal – uma das acusações que pesa contra Dilma — mas não foram punidos com a perda do mandato.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)