Processo de impeachment cumpriu o rito legal, diz Eunício Oliveira

Da Redação | 30/08/2016, 22h01

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse nesta terça-feira (30) que o processo de impeachment contra a presidente afastada, Dilma Rousseff, caracteriza-se pelo respeito aos caminhos definidos pela Constituição, ao zelo com os prazos e normas legais e à isonomia de direitos entre a acusação e a defesa.

Eunício criticou as manobras fiscais cometidas pelo governo Dilma, e disse que esses mecanismos cresceram exponencialmente, a ponto de tornar inevitável o ajuste fiscal para cobrir os rombos do Orçamento da União. O senador observou ainda que a prática foi comprovada nos relatórios apresentados pelo senador Antônio Anastasia (PSDB-MG) na comissão especial que tratou do tema.

Eunicio disse ainda que a democracia não pode ser exercida de forma autoritária, mas a partir de diálogo com os setores organizados da sociedade, e com a montagem de uma base parlamentar, tarefa que requer “bom ouvido” para a conversa que minimiza problemas com o Legislativo.

- Dilma não veio aqui fazer autocritica. Por mais de dez horas, falou apenas para concluir sua biografia. Não inovou. Ao contrário, repetiu argumentos que já havia usado. Sem surpresa com a coragem da presidente e seu distanciamento do Parlamento – afirmou.

Eunício disse ainda que o sucesso de um governo depende de sua capacidade de formular estratégias políticas e coerentes de longo prazo.

- As crise econômica enfraquece o governo, que fica incapacitado de persuadir a sociedade. Hoje, é preciso reconquistar a confiança dos empresários, trabalhadores e da juventude brasileira. É um erro acreditar que, largados à própria sorte, os conflitos se reconciliam e as demandas se reequilibram – afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)