Para Humberto Costa, Congresso 'nunca engoliu' Dilma Rousseff

Da Redação | 30/08/2016, 18h49

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira (30) que processo de impeachment de Dilma Rousseff foi “patrocinado pelas elites” e que o Congresso Nacional “nunca engoliu” a presidente afastada pelo pouco tato e disposição dela para lidar com a rotina parlamentar e com as negociações.

– Dilma é diferente dos políticos tradicionais no seu agir, ela é menos flexível. Mas considerá-la criminosa? Rotulá-la e julgá-la como criminosa?  É uma verdadeira aberração – disse.

Na avaliação do senador, Dilma conduziu bem o Brasil nos quatro anos do primeiro mandato, mas foi prejudicada pela crise econômica no início do segundo mandato e pela consequente crise política, que ele atribuiu ao Parlamento.

Para Humberto, o apoio da oposição e agregados ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, mais a rejeição às propostas de ajuste fiscal e a votação das chamadas pautas-bomba desestabilizaram o governo Dilma. Ainda no entendimento dele, o dinheiro de partidos e empresários patrocinou movimentos organizados, atiçou e “iludiu” o povo nas ruas.

O senador também considerou que a presidente errou por ter convidado Michel Temer para compor sua chapa. Mas alegou que Dilma “não conhecia” o vice-presidente, ao contrário dos parlamentares.

– Foi Dilma que escolheu, mas são vocês que podem viabilizá-lo como presidente da República. Podemos entregar o Brasil a um usurpador, a alguém que não tem o voto do povo, alguém que quer implementar no Brasil um projeto rejeitado pelo povo brasileiro  – ressaltou.

Humberto costa concluiu o pronunciamento dizendo esperar os 28 votos necessários para manter Dilma Rousseff na presidência.

– Podemos perder, mas posso dizer com toda certeza que será uma vitória de Pirro, porque em breve o povo brasileiro vai falar de novo e vai dizer muito claramente que não aceita que essa elite brasileira continue a fazer do nosso povo os habitantes da senzala e ela própria a viver nababescamente - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)