Impeachment mostra maturidade democrática, afirma Lasier Martins

Da Redação | 30/08/2016, 16h48

O senador Lasier Martins (PDT-RS) afirmou que nesta terça-feira (30), no Plenário, que o processo de impeachment mostra maturidade democrática e pleno  funcionamento das instituições. O parlamentar disse esperar que o Brasil saiba sair mais forte “deste traumático, histórico, mas também pedagógico episódio”.

Uma das lições que o processo deixa, segundo Lasier, é a ênfase no alerta aos governantes e aos compromissos que juraram cumprir. Há três anos, lembrou o senador, a presidente da República Dilma Rousseff desfrutava de altos índices de aprovação nas ruas, nas pesquisas de opinião e no Congresso Nacional.

— Esse prestígio, no entanto, esfumou-se, súbita e justamente, no andamento da Operação Lava Jato, pelos erros, crimes e conivências — acrescentou.

Essa operação, de acordo com o senador, já levantou “fartas provas de que a eleição da presidente, em 2014, estava viciada por apoios financeiros mal-havidos e à custa da ruína de estatais, como a Petrobras e perniciosos contratos superfaturados no conluio com empreiteiras de grandes obras públicas”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)