Hélio José declara voto pelo impeachment e diz que processo é 'traumático'

Da Redação | 30/08/2016, 23h44

O senador Hélio José (PMDB-DF) garantiu nesta terça-feira (30) que votará a favor do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Ele disse que tomou a decisão após o presidente interino Michel Temer garantir atenção a aposentados e servidores públicos em suas políticas de governo. No entanto, o senador observou que o processo que pode retirar Dilma do poder é delicado e terá consequências ruins.

— O processo de afastamento de um presidente da República é sempre traumático. Não é fácil para o parlamentar assumir a responsabilidade de afastar um líder eleito pelo voto popular. Sempre haverá questionamentos sobre a legitimidade do processo, e feridas precisarão cicatrizar para que o Parlamento retorne à sua normalidade — disse.

Apesar de reconhecer que o impeachment pode “fragilizar a democracia”, ele ressaltou que o Brasil possui instituições sólidas para suportar o fato e que a Constituição está sendo seguida “à risca”. Além disso, ele destacou a “grandeza dos embates” políticos protagonizados pelos senadores ao longo dos últimos meses.

Hélio José dirigiu elogios ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comanda o processo de impeachment, e ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Também cumprimentou os advogados da acusação e da defesa e agradeceu o trabalho dos servidores do Senado e da imprensa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)