Flexa Ribeiro condena 'artimanhas' de Dilma para reeleição

Da Redação | 30/08/2016, 22h53

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) ressaltou o entendimento de que as pedaladas fiscais de Dilma Rousseff constituem crime de responsabilidade, e acusou a presidente afastada de ter escondido a verdade sobre a situação econômica do país para conquistar sua reeleição. Ele lembrou a campanha eleitoral de 2014, quando Dilma anunciava que a renda do país subia e a inflação estava sob controle.

— Dilma distorceu os fatos como pôde e usou de todas as artimanhas para maquiar as contas governamentais, pintando um Brasil que não correspondia ao real – declarou.

Segundo Flexa, o processo do impeachment não deixou “pedra sobre pedra” e apurou todos os fatos, ao mesmo tempo em que assegurou ampla defesa a Dilma. Ele avaliou como negativo o legado dos governos do PT para o Brasil e apontou a dificuldade para recuperar a economia do país depois da situação “problemática e traumática” deixada pelo segundo mandato de Dilma.

O senador observou que o Tribunal de Contas da União rejeitou por unanimidade das contas do governo de 2014 e classificou as pedaladas fiscais como empréstimos de fato, o que a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe.

Flexa Ribeiro criticou o discurso de defesa da presidente afastada, que, para ele, repetiu um “mantra” ensaiado e recusou-se a responder a perguntas sobre a responsabilidade presidencial sobre a economia. Ele acusou Dilma de, no caso da compra da refinaria de Pasadena, ter se baseado em “informações incompletas”, e previu a entrada do país em uma nova era de credibilidade e amadurecimento democrático.

— Dilma, apesar de você, amanhã há de ser outro dia — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)