Etapa de pronunciamento dos senadores deve durar até a madrugada desta quarta

Da Redação | 30/08/2016, 18h26

Vinte e um senadores se pronunciaram nesta terça-feira (30) na primeira parte da sessão de julgamento da presidente afastada, Dilma Rousseff, por crime de responsabilidade. Antes da suspensão da sessão para o intervalo do jantar, às 18h10, havia ainda 44 senadores inscritos para falar na tribuna.

Os senadores têm até dez minutos cada um para tratar do processo contra Dilma. A expectativa do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que preside o julgamento, é de que os pronunciamentos sigam até umas 2h30 da madrugada. A sessão será então suspensa, com retomada pela manhã para a votação, última etapa após seis dias de julgamento.

Favorável ao impeachment, o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) disse em seu discurso que o afastamento da presidente Dilma vai evitar que o Brasil chegue “à mesma situação da Venezuela”. Em sua opinião, o país copiou o modelo de gestão venezuelano, o que teria “corrompido a máquina de governo e penalizado o cidadão”.

Já o senador Fernando Collor (PTC-AL), também favorável ao impeachment, afirmou que o processo de agora não é um golpe de Estado, diferentemente do que ocorreu em 1992, quando ele foi condenado em meio a “tramas e ardis”. O senador ressaltou que, além das infrações às normas orçamentárias e fiscais que configuram crime de responsabilidade, o governo afastado transformou a sua gestão em uma tragédia anunciada.

Em defesa de Dilma, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) enfatizou que o julgamento da presidente afastada por crime de responsabilidade é um “erro crasso”. Em sua avaliação, muitos políticos corruptos no Congresso estão condenando uma gestora honesta, também com o objetivo de paralisar investigações como a da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Debates

Pela manhã, os senadores assistiram às argumentações finais e debates entre os advogados de acusação e defesa. Depois do intervalo para o almoço, os discursos tiveram início.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)