Para Flexa Ribeiro, Dilma diz que Brasil está mais preparado contra crises externas

Da Redação | 29/08/2016, 22h15

Em sua resposta ao senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), a presidente afastada, Dilma Rousseff, salientou que os governos do PT legaram ao Brasil uma economia “estável e de fundamentos sólidos”, mas preferiu não comentar a afirmação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que as pedaladas fiscais foram praticadas “para honrar pagamentos de programas sociais”.

- Este país não quebra mais a cada flutuação de crise internacional. Este país tem autonomia para fazer sua política monetária, o que o governo de Fernando Henrique Cardoso não teve – disse Dilma.

A presidente afastada ressaltou que seu governo deixou elevadas reservas em moeda estrangeira, o que levou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a afirmar que o país estaria preparado para enfrentar os possíveis efeitos negativos da saída do Reino Unido da União Europeia.

Segundo Flexa Ribeiro, apesar da controvérsia sobre a natureza das pedaladas fiscais, o objetivo da estratégia contábil do governo era induzir o povo e o Legislativo a erro. Ele cobrou de Dilma o respeito à Constituição, que implica na aceitação da posse do vice-presidente no caso da perda do mandato da titular, e apontou que a presidente afastada se prende a uma “visão deturpada” sobre o impeachment como ataque à democracia.

- É a voz do povo brasileiro e a ação de parlamentares e homens públicos que buscam podar os galhos envenenados da árvore - afirmou, referindo-se à metáfora usada por Dilma, que comparou a democracia a uma árvore.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)