Em resposta a Lídice, Dilma critica PEC que limita correção dos gastos à inflação

Da Redação | 29/08/2016, 16h06

Na resposta à senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a presidente afastada, Dilma Rousseff, afirmou que em meio à crise procurou poupar os programas sociais de cortes mais profundos. Ela aproveitou para criticar o presidente interino, Michel Temer, pela apresentação ao Congresso da chamada "PEC do teto", que determina que os gastos públicos estarão sujeitos apenas à correção inflacionária por 20 anos.

Para Dilma, a proposta, se aprovada, levará na prática a fortes cortes de investimentos em áreas como educação e saúde, devido ao fato de a população ainda ser em grande parte jovem e por atrasos ainda existentes em setores como ciência e tecnologia e no sistema educacional como um todo. A presidente afastada criticou Temer também por, no seu entender, já estar tomando decisões que levarão ao fim do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), à redução de dotações às universidades e a cortes na abrangência do programa Universidade para Todos (Prouni) e no financiamento estudantil (Fies).

Para Lídice, o processo de impeachment é um "golpe parlamentar" que visa à retirada de direitos trabalhistas e a entrega do patrimônio público, como o petróleo da camada pré-sal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)