Dilma confirma apoio a plebiscito e condena 'estelionato eleitoral'

Da Redação | 29/08/2016, 20h31

Em sua pergunta à presidente afastada Dilma Rousseff, o senador Humberto Costa (PT-PE) questionou a legitimidade e programa do governo interino de Michel Temer. Ele pediu a Dilma que confirmasse o apoio à proposta de plebiscito por novas eleições, o que considera imprescindível para impedir a continuidade do “acordo de baixo nível” que deu origem ao processo de impeachment.

— Só o voto é capaz de restaurar a legitimidade no Brasil. Eles não gostam do voto — afirmou Humberto Costa.

Dilma Rousseff manifestou apoio à ideia de plebiscito sobre a antecipação das eleições. Ela disse que voto não é salvo-conduto para um governante, mas para a validade de um afastamento por impeachment é necessário o crime de responsabilidade. Ela classificou “estelionato eleitoral” a instalação de um governo sem voto, por meio de um processo ilegítimo.

— Isto é estelionato eleitoral no mais completo sentido da palavra. [Governantes sem voto] ao invés de serem motivo e causa para superar a instabilidade, são causa e motivo de maior instabilidade — declarou Dilma.

Humberto Costa ressaltou que as “pedaladas fiscais”, causa para o afastamento de Dilma Rousseff, foram praticadas por 17 governadores e “mais de um presidente da República”. Ele opinou que, enquanto Dilma é acusada de irresponsabilidade fiscal, o presidente interino Michel Temer está “gastando por conta” da ampliação de metas fiscais.

O senador criticou os atos do governo interino que, segundo ele, reduzem os programas sociais, e disse que os deputados se preparam para promover eleições presidenciais indiretas caso a Operação Lava Jato atinja Temer.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)