Fátima Bezerra comemora aumento da inclusão social pela educação

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/08/2016, 16h54

Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) comemorou o resultado de uma pesquisa que apontou o aumento da inclusão social de jovens das classes D e E nas universidades públicas durantes os governos Lula e Dilma.

Pelo levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos últimos 13 anos subiu de 42% para 66% o número de estudantes nas universidades que são originários de famílias com renda média de um salário mínimo e meio. No Nordeste esse aumento foi maior: quase 77%. E o percentual de negros praticamente triplicou.

— Contra fatos não há argumentos. Esses dados comprovam que os governos Lula e Dilma conseguiram efetivamente promover a inclusão social pela educação, beneficiando a parcela mais carente da nossa população e enfrentando a eterna dívida do Estado brasileiro com os negros deste país — frisou.

A senadora ainda declarou preocupação em relações às possíveis perdas das conquistas no campo da educação, caso o presidente interino Michel temer assuma permanentemente o governo. Para ela, o setor sofre um desmonte com cortes no Orçamento e redução de programas importantes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)