Brasil paga o preço do descontrole orçamentário da era Dilma, diz Medeiros

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/08/2016, 15h45

O senador José Medeiros (PSD-MT) defendeu a proposta do governo de limitar as despesas públicas ao valor gasto no ano anterior, corrigido pela inflação.

Na opinião dele, o presidente interino Michel Temer está apenas fazendo o ajuste das contas públicas, que sofreram com o excesso de gastos à época da presidente afastada Dilma Rousseff, por meio de programas justos, porém incompatíveis com o orçamento.

O corte de 87% que os programas sociais sofreram no ano passado é uma demonstração dos erros cometidos por Dilma na gestão orçamentária, destacou José Medeiros. Para ele, Temer, há apenas três meses no poder, não pode ser responsabilizado por cortes que na verdade já ocorreram no governo da presidente afastada.

- Nós precisamos obviamente saber: temos dinheiro? Se temos, o tamanho da festa será o tanto de dinheiro que tiver. Estamos num momento em que o Brasil precisa fritar o porco na própria banha. Nós não temos sobras, essa que é a grande realidade - disse José Medeiros em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (24).

O senador acrescentou que o desarranjo dos gastos federais provocou a falência de muitas pequenas empresas contratadas para tocar as obras do Minha Casa, Minha Vida.

- Muitas executaram as obras, mas não receberam pelo serviço - lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)