Especialista faz palestra sobre 'Comunicação Não Violenta'

Da Redação | 18/08/2016, 16h27

Na próxima segunda-feira (22), o treinador alemão Sven Fröhlich Archangelo virá ao Senado para falar sobre "Comunicação Não Violenta" (CNV). Trata-se de um processo de entendimento que facilita a harmonização das necessidades de cada indivíduo com aqueles que estão ao seu redor, criando um clima de cooperação por meio da empatia. Esse e outros objetivos do método serão abordados na palestra, em português, no Auditório Antônio Carlos Magalhães, no Interlegis, a partir das 15h.

O evento será aberto, como parte da programação de atividades que comemora os 10 anos da Lei Maria da Penha. Na palestra, o especialista abordará questões fundamentais da CNV, como maneiras de transformar a raiva e formas de comunicação que "criam muros".

— Duas partes mais importantes da "Comunicação Não Violenta" são a empatia e a autenticidade. Na CNV, sempre tentamos enxergar o que há por trás do comportamento do outro. Isso nos une com o outro — afirma o palestrante.

De acordo com Sven, a apresentação contará não apenas com aspectos teóricos, mas também com exemplos reais que podem ser aplicados no dia a dia. Além disso, haverá momentos de interação com o público presente.

— Eu vou mostrar muitos exemplos de como funciona esse processo. Também serão apresentados vídeos e haverá oportunidade para perguntas — disse.

Perfil

O facilitador Sven é formado em administração de empresas pela Universidade de Göttingen, na Alemanha. É treinador internacional de "Comunicação Não Violenta" (CNV). O especialista já trabalhou o conceito da CNV junto a várias instituições, entre elas, o exército alemão, o governo da Baviera e a associação humanitária Internationaler Bund. No Brasil, onde mora atualmente, ele presta serviços para diversas empresas e desenvolveu, em parceria com a prefeitura de Campinas (SP), um projeto que visa a prevenção da violência.

CNV

O criador do método é o psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg. Por ter crescido em um bairro turbulento de Detroit, no estado de Michigan, ele se interessou por novas formas de comunicação que permitissem criar alternativas pacíficas de diálogo a fim de amenizar o clima de violência. A "Comunicação Não Violenta" foi resultado dos estudos de especialização em psicologia social, de religião comparada, bem como das vivências pessoais de Rosenberg. Em 1984, ele fundou, na Califórnia, o Center for Nonviolent Communication (CNVC, Centro de Comunicação Não Violenta), que se transformou em uma grande organização internacional, sem fins lucrativos, com centenas de pessoas habilitadas a dar treinamento em trinta países, inclusive no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)