Agentes de trânsito reivindicam porte funcional de arma de fogo

Da Redação | 16/08/2016, 16h27

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta terça-feira (16) o presidente da Associação dos Agentes de Trânsito do Brasil (AGT Brasil), Antônio Coelho, e outros representantes da categoria. Eles pediram que seja votada em Plenário projeto que autoriza o porte funcional de arma de fogo para os agentes de trânsito (PLC 152/2015). Também participaram do encontro os senadores José Medeiros (PSD-MT) e Cassio Cunha Lima (PSDB-PB).

A lei apenas autoriza estados e municípios a permitirem o porte de arma dentro de suas faculdades. Não um porte de arma ilimitado, mas um porte de arma funcional. Só podem usar [arma de fogo] em serviço, quando estão fardados representando o estado - explicou Cássio Cunha Lima, ao informar que o projeto está pronto para votação em Plenário.

Os agentes de trânsito alegam que a medida traria mais segurança para eles e para a população e citaram situações em que abordaram veículos conduzidos por traficantes, envolvidos em sequestro-relâmpago ou autores de roubos. Eles ainda argumentam que a Polícia Militar, que oferece apoio à atividade, está sobrecarregada com outras atividades.

O presidente do Senado disse que levaria o pedido de votação do projeto para reunião de líderes partidários.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)