Regina Sousa destaca ações de combate à violência contra a mulher no Piauí

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/08/2016, 18h03

A senadora Regina Sousa (PT-PI) destacou os avanços em seu estado no combate à violência contra a mulher. Ela informou que a Lei Maria da Penha já é tema de debate nos currículos atuais das escolas piauienses. Além disso, a Lei do Feminicídio, criada no ano passado, também faz parte da formação das Polícias Civil e Militar no estado.

Regina Sousa lembrou que a estatística de violência contra a mulher aumentou no Piauí, em função do maior número de denúncias nos últimos anos, o que inclui ameaças, agressões físicas e homicídios. Para atender esses casos, a senadora informou que o estado tem, proporcional e geograficamente distribuídas, mais delegacias da mulher, em relação a outros estados do país. Só na capital, Teresina, são quatro que funcionam em esquema de plantão.

Segundo Regina Sousa, a Polícia Civil também conta com um Núcleo de Pesquisa e Violência de Gênero e, além disso, foi criado um aplicativo chamado de “Vazou”, para apurar crimes virtuais contra a mulher. A senadora destacou ainda que está em andamento uma licitação para a construção da Casa da Mulher Brasileira e que foi criada uma Coordenadoria da Mulher no Tribunal de Justiça do Piauí. O órgão já começa a identificar os processos relacionados diretamente à violência de gênero e feminicídio.

— Eu quero parabenizar o meu estado, porque está tomando providências. Também é o estado que tem mais resolutividade no sentido de aplicar a Lei Maria da Penha. Todos os casos denunciados, no tempo de um mês, dois meses, o pessoal está preso — ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)