Vanessa Grazziotin questiona renegociação das dívidas estaduais

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/07/2016, 17h05

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que a renegociação recente da dívida dos estados com a União prejudica os estados do Norte e do Nordeste, e favorece apenas as unidades mais ricas da Federação.

Vanessa Grazziotin defendeu alterações na renegociação da dívida e citou carta encaminhada a Michel Temer, na qual governadores de 14 estados do Norte e Nordeste cobram tratamento igualitário, o ressarcimento das perdas dos Fundos de Participação dos Estados e dos Municípios e compensação de R$ 14 bilhões do governo federal, na renegociação dos débitos.

Vanessa Grazziotin disse que, pela proposta apresentada pelo governo interino de Michel Temer, a União abdicará da arrecadação de R$ 50 bilhões, o que indica redução futura no repasse de recursos aos estados mais pobres da Federação.

— É uma negociação que favorece enormemente os estados mais ricos da Federação. Favorece São Paulo, favorece o Rio de Janeiro, favorece Minas Gerais, favorece o Rio Grande do Sul e alguns outros, enquanto os nossos estados das regiões Norte e Nordeste não apenas ganham muito pouco com essa renegociação, mas perdem muito mais do que ganham.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)