Pedro Chaves lamenta descumprimento de metas do PNE

Da Redação e Da Rádio Senado | 13/07/2016, 16h46

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) lamentou que, passados dois anos da entrada em vigor, o Plano Nacional de Educação – PNE não tenha saído do papel. Ele ressaltou que o PNE estabeleceu 21 metas para serem atingidas até 2024 e lamentou que as principais não estão sendo cumpridas.

E citou exemplos: a meta 1 prevê a universalização da educação infantil até este ano de 2016, colocando 100% das crianças de 4 e 5 anos de idade em escolas, além do aumento de vagas em creches. O plano previa que neste ano de 2016, 50% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos deveriam estar em creches. Chaves lamentou que atualmente existam 2,8 milhões de crianças de 4 a 17 anos fora da escola.

A meta 12 estabelece a elevação da taxa líquida de matrícula no ensino superior para 33% da população brasileira, na faixa etária entre 18 e 24 anos. Hoje essa taxa está em 17%, significando que dos 24 milhões de jovens entre 18 e 24 anos, apenas 4,2 milhões estão cursando o ensino superior.

Pedro Chaves criticou o fato de que os governos federal, estaduais e municipais não tenham regulamentado o Sistema Nacional de Educação para garantir a articulação entre todas as esferas do ensino. Para o senador, se não houver uma mudança radical na forma de administrar a Educação, o Brasil continuará a registrar posições vergonhosas em comparações internacionais.

Ele informou que em ranking organizado pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil ocupa a sexagésima posição entre 76 países. Mais de 67% dos alunos brasileiros, na faixa de 15 anos de idade, estão com nota em matemática abaixo de 2 e apenas 0,8% atingiram notas entre 5 e 6. Na China, primeiro lugar no ranking, 55% dos estudantes atingem notas entre 5 e 6 em matemática.

Para o senador Pedro Chaves apenas com investimentos adequados e uma boa gestão da educação será possível o Brasil atingir grau mais elevado de desenvolvimento.

— Cada estatística representa a vida de milhões de brasileiros e brasileiras que precisam da educação para ter alguma chance de competir no mercado de trabalho. Representa a esperança de melhoria na qualidade de vida das próximas gerações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)