Telmário Mota critica projeto que amplia punições para abuso de autoridade

Da Redação e Da Rádio Senado | 11/07/2016, 17h45

O senador Telmário Mota (PDT-RR) cobrou o aprofundamento da discussão sobre o projeto de lei que prevê sanções a abusos de autoridade, antes que a matéria vá à votação no Plenário do Senado. Telmário afirmou que não existe clima político no país para votação de qualquer matéria que tire poderes das forças investigativas que atuam no combate à corrupção, como procuradores, juízes e Polícia Federal.

O senador disse que o projeto, que altera diversas normas do arcabouço jurídico em vigor, foi feito para prejudicar os servidores e magistrados que comandam a Operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção na Petrobras. Telmário também observou que foi criada uma comissão para debater o projeto no Senado, a qual se reuniu apenas uma vez, sem dar a oportunidade de aprofundar o debate sobre a matéria.

– Para mim, essa lei tem endereço certo, e fica lá em Curitiba. Se a intenção é moralizar, se queremos trazer o apoio da população para dentro desta Casa, então vamos endurecer as penas em cima dos políticos. Não ficaria melhor? Aí, sim, contem comigo e com o apoio da população - afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)