Regina Souza comemora aumento da produção de energia eólica no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2016, 21h20

A senadora Regina Souza (PT-PI) comemorou o fato de o Brasil ser o quarto país do mundo na produção de energia eólica e de o Piauí  ser o quarto estado do Brasil na produção deste tipo de energia energia. Asenadora, que integra a Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso - que discute o tema em audiências públicas com especialistas da área - disse que uma das metas do Brasil é fazer com que as energias renováveis alcancem 45% da participação na matriz energética em 2030.

Regina Souza afirmou que o vento é uma das fontes de energia mais promissoras e tem um dos mais baixos impactos ambientais. Ela acrescentou que e o Brasil já tem mais de 200 parques eólicos. No total, são mais de 5 mil turbinas instaladas no país, sendo que 82% delas estão no Nordeste e muitas delas no Piauí.

O Nordeste tem dado grande contribuição ao crescimento da energia eólica, disse a senadora, lembrando que os parques em operação são responsáveis pelo abastecimento de mais de 30% da população da região.

- Essa revolução começou em 2009, quando o nosso governo abriu leilões dedicados a essa fonte de energia. Aí os investimentos decolaram. De lá para cá, o setor recebeu investimentos de 67 bilhões de reais. Foi um grande avanço, pois até 2008, a potência do parque eólico brasileiro era de 27 megawats. No mês passado, alcançou a marca de 9.700 megawat, suficientes para abastecer mais de 45 milhões de habitantes - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)