Peritos reafirmam conclusões da análise de documentos do impeachment

Da Redação | 01/07/2016, 20h19

A Comissão Especial do Impeachment recebeu na noite desta sexta-feira (1º) os esclarecimentos solicitados sobre a perícia técnica feita em documentos do processo contra a presidente afastada Dilma Rousseff. Em texto de 125 páginas (confira aqui), a junta pericial respondeu 75 questionamentos feitos pelo relator, por senadores e pela defesa. Além das respostas pontuais, os peritos reiteram as análises feitas e afirmam que as conclusões da perícia permanecem inalteradas.

A perícia técnica havia sido entregue no início da semana, e analisava os documentos integrantes do processo de impeachment à luz de diversos quesitos solicitados pelo relator, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) e por ambas as partes. A perícia concluiu que três decretos da presidente afastada no ano de 2015 foram incompatíveis com a meta fiscal vigente e que os atrasos nos pagamentos para bancos públicos constituíram operações ilegais de crédito. Nesse segundo ponto, porém, não houve participação ativa de Dilma.

Depois da entrega, a comissão pôde pedir esclarecimentos à junta pericial sobre pontos específicos da análise. Os senadores, a acusação e a defesa ainda terão mais uma chance de questionar os peritos sobre o trabalho: na próxima terça-feira (5), eles participarão de uma audiência na comissão. Os três peritos são técnicos do Senado: Diego Prandino Alves e João Henrique Pederiva, consultores de Orçamentos, Fiscalização e Controle, e Fernando Álvaro Leão Rincon, diretor-adjunto da Secretaria de Finanças, Orçamento e Contabilidade.

Uma segunda perícia técnica ainda será entregue à comissão. Na segunda-feira (4), os peritos assistentes, indicados pela acusação e pela defesa, apresentarão o seu laudo próprio. Eles também serão ouvidos em audiência no dia seguinte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)