CMA debaterá metodologias de cálculo do índice de desemprego no Brasil

Da Redação | 01/07/2016, 16h46

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza, na quarta-feira (6), às 9h, audiência pública interativa para debater os critérios e a metodologia de cálculo da taxa de desemprego no Brasil.

Em requerimento para a realização da audiência, o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) afirma que a taxa de desemprego no Brasil é feita com critérios e metodologia incompatíveis entre si que “escondem uma massa de desempregados sob diversas nomenclaturas técnicas, o que não contribui para o adequado enfrentamento do problema”.

O senador acrescenta que recursos públicos são investidos pelo governo federal, em diversas áreas, tendo em vista as estatísticas oficiais de desemprego, razão pela qual é de se exigir absoluta credibilidade e rigor técnico desses números.

"Espera-se a adoção de medidas que combatam rapidamente o avanço do desemprego, o que só será possível se, primeiro, o tamanho real do problema for conhecido e, depois, se for possível confiar no acerto das estatísticas oficiais que orientam as políticas públicas", afirma o senador.

Foram convidados para a audiência pública o técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) André Gambier; o assessor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Antônio Ibarra ; o especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Trabalho  Mário Magalhães  e o diretor de Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Roberto Luis Olinto Ramos.

A reunião terá caráter interativo. As pessoas que quiserem participar com comentários ou perguntas podem fazê-lo por meio do Portal eCidadania ou pelo Alô Senado (0800 61 2211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: