Telmário Mota protesta contra uso de violência em reintegração de posse em RR

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/06/2016, 18h12

O senador Telmário Mota ((PDT-RR) disse que "finalmente" o estado de Roraima toma providências para investigar o uso de violência no cumprimento de mandado de reintegração de posse envolvendo a área chamada Morada dos Anjos, na gleba Cauamé.

Telmário Mota explicou que a reintegração envolve uma área de terras devolutas pertencentes à União e disse que os trabalhadores  que vivem na ocupação têm sido vítimas de abordagens violentas e arbitrárias da guarda civil municipal e de fiscais da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional. Já foram registrados uma morte e ferimentos graves em cinco pessoas, lamentou o senador.

- Achamos um absurdo que a Prefeitura de Boa Vista, sob o comando da prefeita Tereza Jucá, esteja usando a guarda civil, que deveria estar protegendo o patrimônio não do particular, mas o patrimônio do povo, das praças, das ruas, dos órgãos [municipais]. Esse é o papel da guarda civil. É lamentável que o poder público e os órgãos públicos sejam usados para defender especulação imobiliária - protestou o senador.

Telmário Mota lembrou que na sexta-feira passada a Comissão de Direitos Humanos do Senado fez uma audiência pública sobre essa ação de desocupação na capital, Boa Vista. A comissão inclusive já solicitou às autoridades estaduais e federais informações e pediu à Ordem dos Advogados do Brasil que acompanhe o caso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
PDT Pronunciamento Senador Telmário Mota