Pedro Chaves quer medidas para proteger o Pantanal

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/06/2016, 16h19

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) alertou nesta quinta-feira (30) que o Pantanal está ameaçado pela expansão rápida e desordenada da agricultura e da pecuária. Ele disse que a alta carga de defensivos agrícolas utilizada nessas atividades contamina as nascentes dos rios que alimentam a região.

Pedro contou que os rios da região também são afetados pelo mercúrio utilizado na exploração de diamante e ouro na região de planície. Além disso, a remoção da vegetação nativa dos planaltos para plantio de lavouras e pastagens exóticas tem acelerado os processos erosivos e a desertificação da região.

— Parece-me irrefutável o fato de que o uso constantes dos produtos agrotóxicos necessários das culturas anuais em uma região extremamente vulnerável, como o Pantanal, causará perda da qualidade ambiental, além de, aos poucos, inviabilizar a grande aptidão que tem o Pantanal para as atividades turísticas. Não se pode aceitar que esse frágil bioma seja destruído e substituído por imensas monoculturas — afirmou.

Preocupado com isso, Pedro Chaves pediu à Comissão do Meio Ambiente (CMA) a realização de uma audiência pública sobre o Pantanal. Entre os convidados, estão representantes do Ibama, da Embrapa, dos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul  e da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).

— Que depois dessa audiência pública a gente possa disciplinar o uso do Pantanal para que ele não seja mais um bioma destruído pela ação indevida da agricultura — defendeu o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)