Acir Gurgacz diz que corrupção impede o desenvolvimento do país

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/06/2016, 16h25

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) disse que a corrupção é um “câncer” que consome o dinheiro do povo e impede o desenvolvimento do país, e cobrou esforço do Legislativo para combater o desvio de recursos públicos. Ele ressaltou que o contribuinte brasileiro paga uma das mais altas cargas de impostos do mundo, mas a corrupção tem gerado rombos astronômicos nas contas do país. O senador manifestou preocupação com os prejuízos para a infraestrutura e afirmando que o povo está cada vez mais indignado com tantos escândalos.

- Nós não temos dinheiro para infraestrutura, nós não temos dinheiro para educação, nos faltam recursos para a saúde. E onde é que está esse dinheiro? Agora está aparecendo. Onde se mexe, tem um rombo, e não são rombos pequenos - disse o senador.

Acir Gurgacz mencionou debate sobre a Ferrovia Bioceânica, que deverá ligar o Brasil ao Peru. Ele lembrou que a obra é esperada há muito tempo, acrescentando que a ferrovia deve trazer grandes oportunidades para a integração sul-americana e para o estado de Rondônia. O senador reconhece que o custo da ferrovia é elevado, mas observou que seria viável se não houvesse "tanta corrupção". Ele citou o caso da Valec, empresa pública de planejamento de estradas de ferro, que atualmente é investigada pela Polícia Federal por crimes como fraude, peculato e lavagem de dinheiro. Para Gurgacz, estancar a corrupção é um dever que se impõe acima das tendências partidárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
PDT Pronunciamento Senador Acir Gurgacz