Presidente e indicados para diretoria do Banco Central visitam Renan

Da Redação | 29/06/2016, 16h19

 

Nesta quarta-feira (29), o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, conversou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acompanhado dos indicados para a nova diretoria: Reinaldo Le Grazie, Tiago Couto Berriel, Carlos Viana de Carvalho e Isaac Sidney Menezes Ferreira. Os quatro vão ser sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) na próxima terça-feira (5). Após a aprovação na CAE, o presidente do Senado disse que pretende incluir a apreciação da nova diretoria na pauta do Plenário no mesmo dia.

Renan Calheiros e Ilan Goldfajn falaram sobre a crise econômica e o presidente do Banco Central destacou a necessidade de o Legislativo aprovar as reformas estruturais que serão encaminhadas pelo governo. O presidente do Senado, por sua vez, defendeu a reforma política como forma de simplificar o processo legislativo. Renan afirmou que “o objetivo do Senado é colaborar com saídas”, mas lembrou que muitas matérias são aprovadas pelos senadores e ficam paradas na Câmara dos Deputados.

- Aqui no Senado, nós fizemos a Comissão do Desenvolvimento Nacional que pretende ter um rito diferenciado para algumas mudanças, você desburocratiza, é uma espécie de Novacap do Legislativo. Então agiliza, prioriza. Nós precisamos fazer com que essas questões, igualmente, andem na Câmara. As circunstâncias do novo governo são realmente animadoras - disse Renan.

O presidente do Banco Central anunciou que o Executivo pensa em encaminhar ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para dar autonomia operacional à autarquia. Entre os pontos de mudança, estão a prerrogativa de foro e a autonomia orçamentária. O presidente do Senado adiantou que apesar de ser favorável ao mandato fixo e independente para o Banco Central, essa é uma questão polêmica e ainda sem consenso na Casa. Ilan Goldfajn respondeu que a PEC não deverá abordar o tema, a intenção é criar “uma lei que fique parecida com o que existe no resto do mundo”.

(Da assessoria de imprensa da Presidência do Senado)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: