José Medeiros defende obrigatoriedade de uso de isopor em obras sociais

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/06/2016, 19h16

O senador José Medeiros (PSD-MT) defendeu a adoção de medidas que estimulem o uso maior do isopor e outros produtos que permitam ampliar no Brasil a chamada “construção sustentável”.

Ele explicou que o isopor é plástico e, portanto, é 100% reciclável.  Também é excelente isolante térmico e, na construção civil, já é usado no enchimento de lajes, telhas e forros, por exemplo. Inclusive, a este setor destina-se hoje 50% da produção nacional, informou o senador.

De acordo com José Medeiros, o isopor na construção civil promove economia de até 30% de energia. E por ser de fácil manuseio, também diminui o prazo de construção em até 20%  e permite uma redução de 6% a 8% no custo total da obra.

- Creio que se faz necessário um debate entre o Congresso e o governo federal para a aplicação desses métodos inovadores de maneira obrigatória em habitação de interesse social, onde incluem-se construções de prédios como hospitais, escolas e todas as obras mais que necessitam de financiamento de bancos públicos para serem realizadas - disse.

José Medeiros afirmou que ainda é pequeno o consumo de isopor no país. Aumentá-lo seria possível se o país tornasse obrigatório o isolamento térmico e acústico nas construções. Ele disse que essa obrigatoriedade existe no Chile e que lá o consumo do produto é quase o triplo do brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento PSD Senador José Medeiros