Jorge Viana defende conclusão da Ferrovia Bioceânica

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/06/2016, 16h09

Em audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura nesta quarta-feira (29), os senadores discutiram a viabilidade do projeto da ferrovia transcontinental bioceânica, que, se sair do papel, vai ligar o litoral brasileiro ao litoral peruano. Em discurso no Plenário, o senador Jorge Viana (PT-AC) afirmou que trata-se de um projeto estratégico para o crescimento do Brasil, idealizado em 2014, e que envolve os governos do Brasil, Peru e China.

Ele disse que muitos criticam o projeto, com o argumento de que o país já tem várias obras paralisadas e que essa seria apenas mais uma. No entanto, Jorge Viana lembrou que o intenso comércio entre Brasil e China justifica a realização da obra.

Em 2015 o Brasil exportou US$ 35 bilhões para a China e importou do país asiático US$ 30 bilhões. E, com a obra finalizada, os dois países poderão escoar suas mercadorias por outra via, que não o Canal do Panamá, controlado pelo governo norte-americano, disse o senador. Viana acrescentou que a ferrovia pode aproximar, também, o mercado brasileiro da costa oeste dos Estados Unidos.

— Com trabalho, com dedicação, nós podemos ajudar o Brasil a mudar sua geografia econômica, a fazer algo que seja compatível com o meio ambiente, estimulados nessa cooperação que envolve uma decisão do governo chinês, com a decisão do governo peruano e uma decisão do governo do estado brasileiro.

O senador Jorge Viana disse ainda ser necessário que o país invista em ciência, tecnologia e inovação para agregar valor ao produto nacional e torná-lo mais atrativo no mercado internacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)