Alvaro Dias protesta contra queda na produção industrial do país

Da Redação e Da Rádio Senado | 29/06/2016, 17h01

O senador Alvaro Dias (PV-PR) contestou nesta quarta-feira (29), em Plenário, o índice de 11,2 % de desempregados no trimestre encerrado em maio, divulgado hoje pelo IBGE.

Ele explicou que o instituto não leva em conta os 63 milhões de brasileiros aptos ao trabalho, mas que não estão empregadas nem procuram emprego e, portanto, não constam dessas estatísticas oficiais.

Alvaro também cobrou do governo medidas para superar a crise econômica, agravada pelo cenário político. Segundo ele, se nada for feito, a tendência de fechamento de empresas neste ano será idêntica à do ano passado, quando 400 mil foram à falência.

Produção industrial

O senador citou ainda levantamento do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, feito com dados da Organização das Nações Unidas, em que, em um universo de 130 países, o Brasil teve o pior resultado no desempenho industrial.

Segundo ele, de janeiro a março de 2016, a produção industrial do país diminuiu 11,2%, ante o mesmo período de 2015, enquanto que a média mundial foi de crescimento de 2,1%.

Diante dessa dificuldade, o senador chamou a atenção para o fluxo de empresas brasileiras que buscam outros países, como o Paraguai, para investir o dinheiro e gerar emprego e renda.

— É claro que a causa é a incompetência de gestão e a corrupção que se alargou no país. Corrupção somada à incompetência produz esse desastre administrativo que tem como consequência a crise que se alargou de forma exuberante, alcançando especialmente, os mais pobres, os trabalhadores, os assalariados, aqueles que dependem do emprego — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)