Fátima Bezerra comenta perícia que inocenta Dilma das 'pedaladas fiscais'

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2016, 17h31

A senadora Fátima Bezerra (PT-RN) disse que perícia feita por técnicos do Senado Federal, divulgada na segunda-feira (27), mostra claramente que a presidente Dilma Rousseff não fez nenhum ato comissivo nas chamadas pedaladas fiscais.

Após lembrar que a perícia só foi realizada após os defensores de Dilma entrarem com recurso no Supremo Tribunal Federal, Fátima Freire afirmou que os aliados do presidente interino Michel Temer não queriam a perícia porque desconfiavam de qual seria o resultado:

- Estamos concluindo a fase das oitivas e as testemunhas que lá têm comparecido - inclusive até testemunhas convidadas pela acusação - têm sido muito categóricas no sentido de afirmar que não houve nenhuma ilegalidade nos atos praticados pela presidente Dilma. E repito: a perícia feita por técnicos do Senado Federal comprova exatamente isso - disse.

Fátima Bezerra também registrou a realização nesta quarta-feira (29 , no Ministério da Educação, em Brasília, de ato em defesa da democracia,  da educação pública e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras em educação.

- É mais uma iniciativa das entidades da área contra esse governo provisório e biônico que tem feito verdadeiro desmonte na educação brasileira - disse a senadora ao criticar ato do presidente Temer revogando a nomeação e a recondução de vários membros do Conselho Nacional de Educação.

Educação x limite de gastos

Fátima Bezerra também condenou proposta do governo interino de Michel Temer que visa fixar limites aos gastos públicos com base na inflação por um período de 20 anos. Se aprovada pelo Congresso Nacional, essa medida seria devastadora para a educação pública, alertou a senadora.

A senadora advertiu que, com essa limitação, seria impossível cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, como a que prevê creches para crianças de 0 a 3 anos em todo o país; a que visa à valorização salarial e profissional do magistério e a que prevê mais escolas técnicas e universidades.

Fátima Bezerra citou estudo segundo o qual se a regra de contenção de gastos nas áreas sociais tivesse sido aplicada de 2004 até 2015, nos governos Lula e Dilma, teriam sido subtraídos da educação R$ 321 bilhões.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)