Dário Berger critica burocracia para licenciar pesca e questiona fusão de ministérios

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2016, 16h17

O senador Dário Berger (PMDB-SC) afirmou que a burocracia e a "falta de vontade e de entendimento" estão inviabilizando pesca industrial em Santa Catarina, maior produtor de pescados do Brasil.

Segundo ele, em 2014 e 2015, o governo federal expediu normalmente as licenças das embarcações. Mas, neste ano, a safra da pesca da tainha já está quase chegando ao fim e apenas 4 licenças foram expedidas.

Por isso, Dário Berger defendeu medidas que simplifiquem métodos e rotinas para dar agilidade a esses processos de licenciamento, com o objetivo de facilitar a vida das pessoas e das empresas.

— Isso demonstra a [falta de] eficiência do governo para com as atividades produtivas do país. Num momento em que nós estamos precisando incentivar a iniciativa privada para que ela possa gerar emprego, nós acabando dificultando pessoas que tradicionalmente tinham o seu direito. E que viram o seu direito não atendido, neste momento importante da vida de Santa Catarina.

Ministérios

Dario Berger também pediu informações sobre a economia que o país teve com a fusão de ministérios, ao citar o caso da incorporação do Ministério das Comunicações à pasta de Ciência, Tecnologia e Inovações.

Para ele, é preciso reorganizar, previamente, a estrutura da administração pública para que projetos e ações não sejam prejudicadas com a fusão de ministérios, que muitas vezes não geram a economia que tanto se fala.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)