Conselho escolhe na quarta os jornalistas que receberão o Prêmio Roberto Marinho

Da Redação | 28/06/2016, 07h53

O Conselho do Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico reúne-se nesta quarta-feira (29), às 15h30, para escolher os agraciados da homenagem, em sua 2ª edição.

A premiação, criada em 2009, foi entregue pela primeira vez em 2015. O objetivo é reconhecer os jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento da profissão no país. O conselho responsável pela escolha dos homenageados é presidido pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e tem como vice-presidente a senadora Ana Amélia (PP-RS).

Até o momento foram indicados 14 jornalistas: Ancelmo Gois, Caco Barcellos, Cassiano Arruda Câmara, Cristiana dos Santos Mendes Lôbo, Dora Kramer, Eliane Cantanhêde, Heraldo Pereira, João Carlos Teixeira Gomes, Lucas Mendes, Luiz Carlos de Jesus, Magno Martins Fonseca, Moacir Pereira, Onofre Ribeiro e Ricardo Eugênio Boechat.

Receberam a premiação em 2015 os jornalistas Diógenes Brayner, colunista do Correio de Sergipe; Gerson Camarotti, da Globonews, e Berenice Seara, colunista do jornal Extra. Homenageou-se também, in memoriam, o jornalista Roberto Marinho, que dá nome à premiação.

Roberto Marinho

O jornalista e empresário Roberto Marinho, que dá nome ao prêmio, foi um dos brasileiros mais influentes do século 20. Em 1925, herdou do pai, Irineu Marinho, o jornal O Globo, e nas décadas seguintes ergueu o maior conglomerado de comunicação do país, com televisão, rádio, jornal impresso e serviços de informação e entretenimento na internet. Ele morreu em 2003, aos 98 anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)