Conheça os agraciados com a Comenda Dorina Nowill em 2016

Da Redação | 28/06/2016, 18h16

Foram escolhidos nesta terça-feira (28) os agraciados com a Comenda Dorina Nowill em 2016. A data da cerimônia de entrega da comenda ainda será marcada. Criada em 2013, a comenda é concedida a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil. Em 2015, ocorreu a primeira entrega da honraria, em sessão especial do Senado destinada à comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

São cinco os agraciados desta edição

Fernando Antônio Pereira Gomide Servidor do Senado Federal desde 1985. É presidente da Associação Brasiliense de Amparo ao Fibrocístico.
Flavio José Arns Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, foi deputado federal (1990 – 1998) e presidente da Federação Nacional das Apae’s. Foi presidente da Associação Brasileira de Desportos de Deficientes Mentais e membro do Conselho Nacional de Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência.
Helena Werneck Foi responsável pela criação da ONG MetaSocial, que desenvolve ações junto à mídia para divulgar e promover inclusão social.
Lucia Willadino Braga Cientista e neuropsicóloga, é presidente e diretora-executiva da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação. Tornou-se referência mundial no tratamento reabilitador, por meio da música, em crianças com danos cerebrais. Foi pioneira no envolvimento da família no processo de reabilitação.
Aloysio Campos da Paz Júnior (in memoriam) Fundador da Rede Sarah de Reabilitação. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Quando recém-formado, integrou a primeira equipe médica do Hospital Distrital de Brasília em 1960, implantando a Unidade de Traumato-ortopedia.

Dorina

Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão aos 17 anos. Mesmo cega, estudou em uma escola normal regular e tornou-se professora primária. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma entidade voltada para auxílio aos deficientes visuais e reconhecida pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação.

Em 1948, trouxe para o país um maquinário completo para impressão em braile, e hoje sua fundação conta com a maior imprensa braile da América Latina. Durante sua carreira acadêmica, especializou-se em educação de cegos na Escola de Pedagogia, em Nova York. Foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos. Morreu em 2010, aos 91 anos idade.

Áudio - Conselho da Comenda Dorina Nowill escolhe agraciados de 2016

Marcadas datas de entrega do Prêmio Roberto Marinho e da Comenda Dorina Nowill

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: