Conselho reúne-se para escolher agraciados com a Comenda Dorina Nowill

Da Redação | 27/06/2016, 09h00

Os senadores que integram o Conselho da Comenda Dorina Nowill reúnem-se na terça-feira (28), às 15h30, com o objetivo de escolher aqueles que serão agraciados este ano.

A comenda é concedida a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil. A premiação foi criada em 2013, a partir de projeto da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que preside o conselho este ano. Em 2015, ocorreu a primeira entrega da honraria durante sessão especial do Senado destinada à comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Na ocasião, foram seis laureadas, além de uma homenagem in memorian à própria Dorina.

— A premiação é um incentivo para aqueles que lutam pela igualdade de direitos das pessoas com deficiência, e a acessibilidade é um tema que há muito tempo me sensibiliza — afirmou o presidente do Senado, Renan Calheiros, durante a entrega da comenda.

Dorina

Dorina de Gouvêa Nowill perdeu a visão aos 17 anos. Mesmo cega, estudou em uma escola normal regular e tornou-se professora primária. Criou a Fundação Dorina Nowill, uma entidade voltada para auxílio aos deficientes visuais e reconhecida pela qualidade de seus livros acessíveis e serviços de reabilitação.

Em 1948, trouxe para o país um maquinário completo para impressão em braile, e hoje sua fundação conta com a maior imprensa braile da América Latina. Durante sua carreira acadêmica, especializou-se em educação de cegos na Escola de Pedagogia, em Nova York. Foi presidente do então Conselho Mundial para o Bem-Estar dos Cegos, hoje União Mundial dos Cegos. Morreu em 2010, aos 91 anos idade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)