CDH vai pedir que governo federal acompanhe reintegração de posse em RR

Da Redação | 24/06/2016, 17h58

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) decidiu nesta sexta-feira (24) pedir maior assistência do governo federal e da Justiça para o caso dos trabalhadores rurais de Roraima. Em diligência no estado, o senador Telmário Mota (PDT-RR) reuniu 400 pessoa em audiência pública na Universidade Federal de Roraima (UFRR) para tratar das denúncias de violência no cumprimento de mandados de reintegração de posse na ocupação Morada de Anjos, localizada em área rural pertencente à Gleba Cauamé.

Segundo Telmário, há relatos de que os trabalhadores são diariamente surpreendidos com ação violenta e arbitrária da Guarda Civil Municipal e de fiscais da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional, que acompanhariam empregados de empresas que se dizem proprietárias da terra ocupada. Essas ações teriam resultado na morte do trabalhador Evaldo Aristides Vieira, conhecido como Irmão Evaldo, e na agressão a cinco outras pessoas.

Entre as iniciativas encaminhadas durante audiência pública estão pedidos de informações sobre o caso à Polícia Civil de Roraima, ao Ministério Público do estado e ao Ministério da Justiça; pedido informações também ao desembargador Gercino José da Silva, ouvidor Agrário Nacional e presidente da Comissão Nacional de Combate à Violência no Campo e, por fim, pedir à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional que acompanhe a questão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Direitos Humanos Justiça Violência