Ministro da Agricultura critica aumento de taxação sobre agronegócio

Da Redação | 23/06/2016, 13h16

A possível taxação da exportação de produtos agrícolas preocupa o ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Durante audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta quinta-feira (23), ele afirmou que a medida que estaria sendo estudada pela equipe econômica do governo representaria um "abraço do afogado".

Segundo informações da Folha de S.Paulo, o governo interino de Michel Temer examina a possibilidade de incluir na proposta de reforma da Previdência Social a elevação da taxação sobre o setor do agronegócio, com a finalidade de reduzir o deficit do sistema de aposentadorias no país. A ideia seria acabar com a isenção do agronegócio no pagamento de contribuição previdenciária sobre a receita obtida com exportação.

Maggi comentou o assunto após José Medeiros (PSD-MT) e Ronaldo Caiado (DEM-GO) manifestarem preocupação com os possíveis impactos da medida para os produtores. O ministro contou que a questão não foi discutida na quarta-feira quando se reuniu com Michel Temer e outros ministros do núcleo econômico.

— Meu papel é defender o produtor. Vou defender até ficar só com o toco da espada nas mãos. Não concordo com a taxação — disse Maggi.

Para Ronaldo Caiado (DEM-GO), o grande desafio do Ministério da Agricultura é barrar qualquer aumento da carga tributária para os produtores:

— Qual o sentido de querer taxar a Agricultura, que é um setor que vem dando certo e liberar R$ 50 bilhões para estados com maus gestores?  — criticou o senador.

Mais exportações

Aumentar as exportações é uma das prioridades de Maggi à frente da pasta.  O ministro anunciou que fará uma série de viagens para ampliar o mercado para os produtos brasileiros. Entre os países com potencial para comprar novos produtos,  estão  Myanmar, Coreia do Sul,  Vietnã e Nigéria, de acordo com o ministro.

Sobre a China, o ministro destacou que o país continua sendo um mercado estratégico para o Brasil e assinalou o cuidado do governo em cumprir as exigências sanitárias para a entrada dos produtos no gigante asiático.

O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) disse que é preciso conscientizar os produtores sobre a importância do cuidado sanitário com seu rebanho e produção.

— É preciso que o produtor entenda que faz parte de uma estratégia comercial — apontou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
CRA Comissão de Agricultura