Gurgacz registra participação do ministro da Agricultura em audiência na CRA

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/06/2016, 17h49

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) registrou a participação do ministro da Agricultura, senador licenciado Blairo Maggi, audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma A|grária. Na audiência pública, informou o senador, o ministro discutiu assuntos como a defesa agropecuária, a regularização fundiária e o papel do Ministério da Agricultura no controle de preços de produtos como milho e feijão.

Quanto à defesa agropecuária, o ministro se comprometeu em investir em vigilância, fiscalização e defesa sanitária.

Acir Gurgacz disse ter solicitado ao ministro que interceda junto à Presidência da República pela transferência das ações de regularização fundiária para as atribuições do Ministério da Agricultura . Antes, o tema era tratado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, que foi extinto, passando a regularização fundiária a ser atribuição da Casa Civil da Presidência da República. Na avaliação de Acir Gurgacz, o assunto será melhor gerenciado se passar para o Ministério da Agricultura.

O senador também elogiou as medidas do governo para conter o avanço do preço do feijão e do milho, importantes para a dieta do brasileiro. Para Acir Gurgacz, a importação pode solucionar o problema da alta do preço do feijão e da falta de milho no mercado interno. No caso do milho, lembrou o senador, a sua falta compromete os produtores de suínos e aves, porque o grão é usado na alimentação desses animais.

- Até 15 por cento da capacidade da produção de carne suína e de aves está fechada no país, que é o maior exportador de carne de frango do mundo e o quarto maior exportador de carne de porco. Isso representa 225 mil toneladas de produção ao mês. A situação afeta toda a indústria de carne, que está demitindo trabalhadores e perdendo dinheiro em meio à crise econômica que atravessamos - afirmou o senador.

O senador Acir Gurgacz sugeriu, ainda, estender aos ministérios os mesmos critérios de nomeação de diretores aprovados pelo Congresso Nacional e que passariam a ser válidas para as estatais. Os ministérios deveriam ser comandados por técnicos, mesmo que políticos. Exemplo disso, segundo o senador, é o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que se licenciou do Senado para assumir a pasta por ser um conhecedor do setor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
PDT Pronunciamento Senador Acir Gurgacz