Renan pede ajuda aos parlamentares para aprovação da Agenda Brasil

Da Redação | 22/06/2016, 18h52

O presidente do Senado, Renan Calheiros, reforçou em Plenário, nesta quarta-feira (22), a necessidade de indicação, pelos líderes, dos nomes para completar os integrantes da Comissão de Desenvolvimento Nacional (CDN). As atividades do colegiado estão prejudicadas pelo fato de que somente dois dos seus integrantes não fazem parte também da Comissão Especial do Impeachment (CEI).

Renan convocou os senadores que serão indicados a ajudarem nos trabalhos da chamada Agenda Brasil (conjunto de medidas propostas pela Presidência do Senado para alavancar o crescimento do país) e cobrou também a colaboração da Câmara dos Deputados, ao lamentar a dificuldade de tramitação naquela Casa das matérias votadas com prioridade no Senado.

— É chegado o momento de nós construirmos novamente uma pauta consensual, de interesse do Brasil, com a participação de todas as bancadas de modo a priorizar essa pauta — ressaltou.

Nesse sentido, o presidente da CDN, senador Otto Alencar (PSD-BA),  esclareceu que o colegiado já aprovou 25 projetos que passaram no Plenário do Senado e aguardam apreciação dos deputados.

Recesso

O presidente Renan Calheiros lembrou ainda que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deve ser votada até 13 de julho, para que ocorra recesso parlamentar. Caso contrário, ele informou que deverá ocorrer como no ano passado, quando as sessões com Ordem do Dia foram convocadas apenas a partir do dia 2 de agosto.

Pela Constituição, o recesso legislativo do meio do ano, que vai de 18 a 31 de julho, só começa depois da aprovação da LDO.

— O Senado está com sua pauta em dia. Da Comissão do Pacto Federativo nós já apreciamos praticamente todas as matérias e da Comissão de Desenvolvimento também temos algumas poucas matérias que vamos apreciar até o final deste semestre — informou Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)